
Diversidade Cultural
15/02/2014 08:54Diversidade Cultural
O Brasil, graças ao seu vasto território e a herança cultural deixada por nossos colonizadores apresenta uma das sociedades mais ricas em termos culturais. Sabe-se que homens de várias etnias vieram juntar-se ao indígena existente no Brasil, na época do descobrimento. Além do tráfico de escravos africanos, a imigração trouxe sempre, com o decorrer do tempo, novos elementos humanos, representantes de diferentes culturas, resultando a cultura brasileira.
A trajetória da cultura brasileira na história, desde o Brasil Colônia, até hoje, mostra uma sociedade desigual e após 500 anos, em plena era da “globalização”, sofremos conflitos de interesses sociais e étnicos entre opressores e oprimidos. Num momento em que a dinâmica do capital financeiro aprofunda a dependência nos países centrais, principalmente nos Estados Unidos, a dimensão cultural adquire uma importância essencial como signo de identidade. Num país como o Brasil, essa identidade é inseparável da história moldada nos canaviais, nas minas, nos engenhos, nas senzalas, nas usinas, nas igrejas, nos terreiros, nas rodas de samba e de capoeira, nos estádios, pelas mãos de negros, índios, amarelos, brancos e seus descendentes.
Verificando o quanto nossa sociedade se deixa influenciar pelos meios de comunicação e pelo modismo, percebe-se que estamos perdendo cada vez mais a essência da nossa cultura, sendo esta invadida pelas novidades e costumes que “importamos” dos países mais avançados. Não que essa “globalização” seja ruim, mas o que vem ao caso é que acabamos perdendo os verdadeiros traços de nossa cultura.
Visto que o brasileiro vem sendo influenciado assustadoramente pelos meios de comunicação, principalmente a TV, surge a necessidade de redescobrir a nossa cultura, fruto de tradições e costumes surgidos em meio a grande aculturação da qual nasceu o brasileiro. Para Luís Beltrão, o folclore tem sua natureza dinâmica, o que possibilita a transmissão de fatos correntes, devidamente interpretados e transmitidos à sociedade, com o objetivo de difundir conhecimentos e orientar a opinião pública no sentido de promover o bem comum. ( Beltrão, 1971, p.149)
Somos brasileiros, mas o que sabemos sobre nosso país? A história contada nas escolas não é tudo. Maria Helena Kühner ( Kühner, 1971?, p.34) destaca:
“No Brasil, a ausência de uma bagagem cultural e de uma tradição, sedimentadas e estruturadas; a desigual assimilação de uma cultura importada e até bem pouco tempo artificialmente superposta à nossa ou com ela concorrendo, em linhas paralelas ou divergentes; o primitivismos próprio de nossa idade e desenvolvimento, que impedem maior fixação e demarcação de valores; a extensão territorial; a diversidade de desenvolvimento econômico e social, tudo, enfim, concorre para apresentar um quadro instável, em permanente mudança e de grande complexidade.”
O ideal seria conseguir transmitir, através das aulas de Educação Física nas escolas, lendas e costumes típicos da cultura brasileira, enriquecendo dessa forma o nosso conhecimento sobre nossas verdadeiras origens.É preciso rever alguns valores, redescobrir nossas diferenças regionais contidas no nosso folclore. O folclore envolve as mais diversas manifestações da “linguagem” popular, agregando e aproximando as pessoas. Para Niomar Pereira a cultura é a forma cm que o homem age, reage, sente e pensa dentro de uma sociedade. “A cultura é resultante de aprendizado e permite ao homem adaptar-se ao seu meio, à sociedade” (Pereira, 1986, p. 13). Através das manifestações folclóricas pode-se fazer um intercâmbio de mensagens destinadas e reunificar espiritualmente a Nação brasileira e promover o seu desenvolvimento cultural, econômico e político.
Sandra Regina Mezzena
—————