Introdução à recreação e jogos infanto-juvenis

22/02/2016 10:03

Introdução à Recreação e Jogos Infanto Juvenis

Os jogos e as brincadeiras infantis além da competição, propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a se adaptar melhor ao mundo.

Atualmente, devido ao progresso e às mudanças dele decorrentes, as brincadeiras e jogos infantis estão sendo substituídos pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador.

A evolução urbana também tem contribuído para a extinção dessas atividades. O fato de trocar a moradia em casas por prédios de apartamentos e o processo de insegurança generalizada no País, estão fazendo com que as calçadas deixem de ser um local de divertimento infantil.

Há algum tempo, era muito comum nas cidades, principalmente nos pequenos municípios do interior , as crianças brincarem e jogarem na frente das suas casas, nas calçadas ou em praças e ruas tranqüilas.

Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, tá pronto seu Lobo?,  amarelinha, adoleta, stop, o coelho sai, sobra um, concentração.

Hoje ainda se vê com mais freqüência as “peladas” de futebol, jogadas nas ruas mais tranqüilas, de pouco movimento, em terrenos baldios, nas areias das praias, gramados de jardins públicos e até em algumas praças. A "Pelada" é um jogo informal, sem normas muito rígidas, onde não se respeitam as regras do futebol. Vale tudo, menos colocar a mão na bola. Normalmente, não há goleiros. Nesse caso, as balizas são bem estreitas para dificultar o gol.

Essas brincadeiras mais populares fazem parte da Cultura Popular Brasileira. Mas afinal, o que é Cultura Popular?

Existem três tipos de Cultura:

Erudita – transmitida pelas organizações intelectuais, como escolas, igrejas, imprensa;

Popular – espontânea, é a forma de cultura aprendida de maneira informal

De massa – de fácil acesso, tem fins comerciais.

O Folclore está inserido na cultura popular. A palavra folclore vem do inglês antigo e significa “Saber Popular”

                ( Folk= Povo      Lore=Sabedoria)

 

Fato Folclórico

O fato folclórico deve ser totalmente popular:

¢  Ter aceitação coletiva

¢  Tradicionalidade

¢  Ser dinâmico

¢  Funcionalidade

O folclore está inserido na nossa cultura e retrata a nossas origens, a nossa própria história, passada de geração em geração. 
 

Agora quando falamos de brincadeiras, jogos e recreação, parece que tudo é mesma coisa, mas não é bem assim. Entenda as principais diferenças entre lazer, jogo, brinquedo, Brincadeira e Recreação?

¢  Para vários autores, recreação, lazer , jogo e brincadeira resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente. É difícil estabelecer se uma atividade recreativa é lazer, jogo  ou uma brincadeira.

¢  Para classificá-la é necessário analisar como essa atividade será desenvolvida. A importância de se identificar esta diferença, é que de acordo com o público alvo, ou faixa etária que se pretende trabalhar, pode se escolher os tipos de atividades mais indicadas. O mesmo tipo de atividade pode ser aplicada pelo profissional de educação física na forma de recreação, jogo, lazer  ou brincadeira. A diferença é que ele vai saber como utilizar a atividade, de acordo com o seu objetivo.

RECREAÇÃO

¢  A recreação segundo Valente(1994) está contida no lazer. A palavra recreação vem do latim, e significa recrear.

¢  As atividades recreativas devem ser espontâneas, criativas e proporcionar prazer. Devem visar diminuir as tensões e preocupações.

¢  Para Rousseau, recreação é a liberdade total. “Não se deve obrigar o aluno a ficar quando quiser ir. É preciso que saltem, corram, gritem quando tiverem vontade.”

¢  A recreação pode ser definida portanto como uma atividade espontânea, divertida e criadora que as pessoas buscam para promover sua participação individual e coletiva  em ações que melhorem sua qualidade de vida e para satisfazer sua necessidade física, psiquica ou mental e cuja realização proporcione prazer.

LAZER

¢  O conceito de lazer segundo Dumazedier (1983) é tido como um conjunto de ocupações que o indivíduo faz de livre vontade, seja para repousar, divertir-se, recrear-se ou entreter-se, ou ainda para  desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se das obrigações profissionais, familiares ou sociais.

Para Oleias (2003),  em sua forma ideal, seria um instrumento de promoção social, servindo para romper a alienação do trabalho, desenvolvendo sua capacidade crítica, criativa e transformadora e proporcionando bem estar físico e mental.

BRINCADEIRA

¢  Para Barreto (1998), brincadeira é a atividade lúdica, livre, separada, incerta, improdutiva, governada por regras e caracterizada pelo faz de conta.

¢  Para Sá (2005), brincar é intrínseco a vida de toda criança, é um processo que vai se desenrolando em seu curso, no tempo e no espaço , onde estão contidos aspectos físicos, emocionais e mentais, de forma individualizada e combinada.

¢  Para Silva (1993) é uma simples distração, que faz com que cada um descarregue sua energia, se tornando uma atividade sem importância, sendo da própria criança.

¢  Outros autores citam a necessidade do brincar para educar e desenvolver a criança, pois permite o estabelecimento de relações entre objetos culturais e a natureza. Mas ainda assim consideram o brincar uma atividade livre, espontânea, responsável pelo desenvolvimento físico, moral e cognitivo da criança.

Portanto entende-se que a brincadeira é o caminho natural do desenvolvimento humano, é competente nos seus efeitos e oferece a quem dela faz uso, a construção de uma base sólida para toda a vida, pois é capaz de atuar no desenvolvimento cognitivo e emocional de forma natural e harmônica.

BRINQUEDO

¢  É o objeto da brincadeira ou do jogo. Para Kishimoto (2003), o brinquedo estimula a representação, a expressão de imagens que lembram a realidade.

¢  O brinquedo supõe uma relação íntima com a criança e a indeterminação de regras para sua utilização.

¢  O jogo é uma brincadeira com regras e a brincadeira , um jogo sem regras. O jogo origina-se do brincar ao mesmo tempo que é o brincar.

JOGO

¢  É uma atividade voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de espaço e tempo, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana.

¢  Quando direcionados e conduzidos de maneira adequada, favorecem momentos de confraternização, participação e integração, aliviando o cansaço físico e mental.

¢  Proporciona aos participantes entendimento das expressões como jogar, busca pela vitória, cooperação, aceitação da derrota e equilíbrio durante a realização das atividades.

TIPOS de JOGOS

Jogos Cooperativos

¢  Jogos cooperativos são jogos feitos para unir pessoas, a preocupação não é de ganhar e sim se divertir. “São jogos que facilitam a aproximação e a aceitação e onde a ajuda entre os membros da equipe torna-se essencial para se alcançar o objetivo final”.

¢  “Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios, experiências cooperativas.”

No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.
São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam. As pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder são apenas referências para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo.

Jogos de Construção

¢  Os jogos de construção permitem a construção de um conhecimento. Geralmente são utilizados como jogos pedagógicos, que ajudam na formação intelectual do indivíduo.

¢  Alguns exemplos: jogo da memória, quebra-cabeça, construção de instrumentos e sons, jogos gigantes, jogos de encaixe, etc...

Jogos Pré-desportivos

¢  São jogos utilizados para ensinar os fundamentos dos esportes já existentes. Existem inúmeros jogos pré desportivos, como queimada, corridas com obstáculos, gincanas que visem determinado fundamento do futebol ou do basquete, etc..

Jogos Adaptados

¢  Jogos que  sofrem adaptações para que todos do grupo possam fazer. As vezes adaptamos os jogos por falta de material, ou ainda, por ter pessoas com limitações na turma, ou até mesmo para estimular novas descobertas.

Jogos Populares

¢  São os jogos e brincadeiras que aprendemos de maneira simples, geralmente passados de geração em geração.

¢  Para isso precisamos entender algumas coisas...

 

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