
Plano de Ensino
05/08/2015 11:35Plano de Ensino
Identificação |
Curso: Pedagogia Disciplina: Literatura Infanto-Juvenil Semestre: 2º semestre de 2015
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Carga Horária |
Carga Horária: 40 h/aula
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Professor |
Sandra Mezzena
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Ementa |
Conceito de literatura infanto-juvenil. Estudo de diferentes textos literários destinados à crianças e adolescentes, sob os enfoques históricos, ideológicos, psicológicos e sociológicos. |
Objetivos |
A literatura infanto-juvenil visa propor de maneira objetiva, as relações entre teoria e prática do texto e a compreensão da criação literária como uma manifestação individual que está vinculada ao meio e ao momento em que surge e que se caracteriza como um fenômeno de cultura. Despertar e estimular através de textos literários todas as potencialidades latentes no ser humano, tanto psíquica, artística e imaginativa como a capacidade de reprodução e livre expressão. Proporcionar subsídios para que o acadêmico possa desenvolver bons projetos de prática literária. Desenvolver, pelo exercício da leitura e reprodução, a capacidade expressiva no jovem. |
Conteúdo Programático |
1- Conceito histórico e função da literatura infantil no mundo e no Brasil. 1.1 – As fábulas, os contos e as lendas; 1.2 – Temas e títulos tradicionais e da atualidade; 2 – A literatura infanto-juvenil no mundo e no Brasil 2.1 – Principais obras e seus representantes; 2.2 – Personagens e a busca de identidade dos adolescentes; 2.3 – Gêneros e subgêneros da literatura infanto-juvenil; 3 – O adolescente e os livros na sala de aula 3.1 – Como selecionar textos; 3.2 – Metodologia de trabalho e leitura na literatura infanto-juvenil; 3.3 – Análise de obras literárias; 4 – Atividades a partir de textos infanto-juvenis 4.1 – Produção de textos a partir da literatura; 4.2 – Atividades recreativas e culturais; 4.3 – Avaliação através da literatura. |
Metodologia ou Procedimentos de Ensino |
Ø Análise de textos específicos e leitura de bibliografia indicada Ø Exposição dialogada com recursos audiovisuais Ø Seminários Ø Elaboração de projeto para efetivar as horas de prática da disciplina com Intervenção literária na comunidade
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Horários de aulas presenciais |
Horário das aulas de regime regular; segunda-feira das 21h00 às 22h40 Para as atividades Complementares e Tópicos Avançasdos teremos projetos discutidos e acordados em sala de aulas com as alunas, incluindo trabalhos e visitas técnicas, além de participação em feira do livro e outros eventos que aparecerem no decorrer do semestre. (Estas atividades são desenvolvidas fora de sala de aula).
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Cronograma |
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Avaliação (Instrumentos e/ou procedimentos) |
A avaliação estará baseada nas notas obtidas pelo aluno em trabalhos, provas, produção textual, seminários, apresentações. Além disso, serão relevantes a participação e a assiduidade às aulas. M1: Trabalho + Participação/ presença+ Produção Textual = Média 1 M2: Trabalho + Projeto + Análise de obras literárias = Média 2 M3: Prova escrita, marcada pela instituição. M4: PMD (Prova multidisciplinar) A Nota do professor será a M1 + M2/2 (M1 + M2/2) + M3 + M4/ 3 = Média do Semestre A média final para aprovação na disciplina deverá ser igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero), obtida da soma e divisão das 03 (três) médias.
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Livros-Textos & Exercícios |
O material a ser utilizado durante a disciplina será: Apostilas, textos, livros da disciplina, entre outros materiais disponibilizados no site www.sandramezzena.com elaborado pela professora. Livros da biblioteca, Internet, entre outros.
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Bibliografia |
BUSATTO, Cleo. A arte de contar histórias no Século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil-teoria, análise, didática. São Paulo, Ática, 1997 6ª d. COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da Literatura Infantil/Juvenil. São Paulo: Ática, 1991. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 1990 4ª d. LAJOLO, Marisa $ ZILBERMANN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias & histórias. São Paulo: Ática, 1987. BETENLHEIN, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, 8ª d. KHEDE, Sonia Salomão. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Ática, 2000. SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. 2ª Ed. Curitiba: Positivo 2005.
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