Plano de Ensino

05/08/2015 11:35

Plano de Ensino

 

Identificação

 

Curso:           Pedagogia

Disciplina:    Literatura Infanto-Juvenil

Semestre:      2º semestre de 2015

 

 

Carga Horária

 

Carga Horária:    40 h/aula

 

  

Professor

 

Sandra Mezzena

 

 

Ementa

 Conceito de literatura infanto-juvenil. Estudo de diferentes textos literários destinados à crianças e adolescentes, sob os enfoques históricos, ideológicos, psicológicos e sociológicos. 

 

 


Objetivos

 A literatura infanto-juvenil visa propor de maneira objetiva, as relações entre teoria e prática do texto e a compreensão da criação literária como uma manifestação individual que está vinculada ao meio e ao momento em que surge e que se caracteriza como um fenômeno de cultura.

Despertar e estimular através de textos literários todas as potencialidades latentes no ser humano, tanto psíquica, artística e imaginativa como a capacidade de reprodução e livre expressão.

Proporcionar subsídios para que o acadêmico possa desenvolver bons projetos de prática literária.

Desenvolver, pelo exercício da leitura e reprodução, a capacidade expressiva no jovem.

 

 

Conteúdo Programático

 

 1- Conceito histórico e função da literatura infantil no mundo e no Brasil.

1.1  – As fábulas, os contos e as lendas;

1.2  – Temas e títulos tradicionais e da atualidade;

2 – A literatura infanto-juvenil no mundo e no Brasil

2.1 – Principais obras e seus representantes;

2.2 – Personagens e a busca de identidade dos adolescentes;

2.3 – Gêneros e subgêneros da literatura infanto-juvenil;

3 – O adolescente e os livros na sala de aula

3.1 – Como selecionar textos;

3.2 – Metodologia de trabalho e leitura na literatura infanto-juvenil;

3.3 – Análise de obras literárias;

4 – Atividades a partir de textos infanto-juvenis

4.1 – Produção de textos a partir da literatura;

4.2 – Atividades recreativas e culturais;

4.3 – Avaliação através da literatura.

 

 

 

Metodologia ou Procedimentos de Ensino

Ø   Análise de textos específicos e leitura de bibliografia indicada

Ø  Exposição dialogada com recursos audiovisuais

Ø  Seminários

Ø  Elaboração de projeto para efetivar as horas de prática da disciplina com

Intervenção literária na comunidade

 

 

 

Horários de aulas presenciais

 Horário das aulas de regime regular; segunda-feira das 21h00 às 22h40

Para as atividades Complementares e Tópicos Avançasdos teremos projetos discutidos e acordados em sala de aulas com as alunas, incluindo trabalhos e visitas técnicas, além de participação em feira do livro e outros eventos que aparecerem no decorrer do semestre. (Estas atividades são desenvolvidas fora de sala de aula).

 

 

  

Cronograma

 

 

 

 

Avaliação (Instrumentos e/ou procedimentos)

 

A avaliação estará baseada nas notas obtidas pelo aluno em trabalhos, provas, produção textual, seminários, apresentações. Além disso, serão relevantes a participação e a assiduidade às aulas.

M1: Trabalho + Participação/ presença+ Produção Textual = Média 1

M2: Trabalho + Projeto + Análise de obras literárias = Média 2

M3: Prova escrita, marcada pela instituição.

M4: PMD (Prova multidisciplinar)

A Nota do professor será a M1 + M2/2

(M1 + M2/2) + M3 + M4/ 3 = Média do Semestre

A média final para aprovação na disciplina deverá ser igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero), obtida da soma e divisão das 03 (três) médias.

 

 

 

 

Livros-Textos & Exercícios

 

O material a ser utilizado durante a disciplina será: Apostilas, textos, livros da disciplina, entre outros materiais disponibilizados no site www.sandramezzena.com elaborado pela professora. Livros da biblioteca, Internet, entre outros.  

 

 

 

 

 

Bibliografia

 

BUSATTO, Cleo. A arte de contar histórias no Século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil-teoria, análise, didática. São Paulo, Ática, 1997 6ª d.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da Literatura Infantil/Juvenil. São Paulo: Ática, 1991.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 1990 4ª d.

LAJOLO, Marisa $ ZILBERMANN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias & histórias. São Paulo: Ática, 1987.

BETENLHEIN, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, 8ª d.

KHEDE, Sonia Salomão. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Ática, 2000.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. 2ª Ed. Curitiba: Positivo 2005.

 

 

 

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